segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Moisés diante da sarça ardente...



No dia de ontem, à saber, 31 de Julho de 2011, realizou-se no João Costa, sede do distrito 23, o 7º congresso da mocidade distrital. O preletor da noite foi o notável Pr Sérgio Pereira, o Sérginho. O culto foi maravilhoso. A Banda Nova Aliança ministrou divinamente os louvores da noite e mostraram que apesar de jovens, possuem muito talento e verdadeira vocação ministerial. Me emocionei ao ver meus amigos cheios de unção de Deus.
A mensagem central da noite foi acerca do chamado de Moisés, quando o Senhor lhe aparece numa sarça no deserto, que estava queimando,  porém sem ser consumida pelo fogo, e do meio da sarça, o Senhor falou com Moisés. A palavra foi ministrada com exímio conhecimento e paixão, levando-nos todos a sentir a presença de Deus através daquele homem que nos falava, sentindo uma chama que parecia querer consumi-lo diante de nossa vista. E a chama incendiou a Igreja de Cristo naquela noite. Pude ver jovens sendo tomados pelo poder de Deus, e serem renovados pela ação maravilhosa do Espírito Santo.
Ouso inclusive me apropriar das palavras pregadas pelo Pr Sérgio, e trazer uma reflexão.
A Bíblia Sagrada nos diz no capítulo 3 de Exodo, que ao se aproximar da sarça, o Senhor ordenou que Moisés tirasse as sandálias dos pés, pois o lugar onde estava era Terra Santa. Fazendo uma alegoria até bem argumentada, o Sérginho comparou o fado de tirar as Sandálias dos pés, com o fato de ter-se que descobrir a carne para poder sarar a ferida da mesma. Ora, a sandália era a única coisa que estava entre ele, Moisés, e o contato direto com o solo sagrado onde Deus se fez manifesto, então. para poder curar as feridas da carne, devemos fazer como Moisés e despir-se de certas máscaras que ousamos vestir quando estamos na presença de Deus, pecando a semana inteira e querendo ser usado por Ele no domingo, no culto. E concordo plenamente com as palavras do Sérginho, mas gostaria de manifestar a minha opinião.
Moisés era hebreu, mas fora adotado pela filha de Faraó. Aprendeu a adorar os deuses do Egito, e considerava que isto era o correto. Por 40 anos ele viveu assim. Ao assassinar um homem egípcio, ele foge para o deserto, e se casa com uma mulher cuxita, filha de um sacerdote pagão, Jetro, que adorava os deuses do deserto. Por mais 40 anos Moisés aprendeu a adorar os deuses do deserto, e considerou isto correto, caso contrário, não teria se casado com a filha do sacerdote de tal seita. Mas ao se deparar com uma sarça que ardia em chamas sem ser consumida, Moisés foi atraído à ver tal fenômeno de perto, sem saber que estava diante do Grande EU SOU. Foi então que o Senhor lhe disse: Tira as sandálias de teus pés, pois o lugar em que estás é Terra Santa.
Efésios c6 vv14 e 15 "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;"
Outra tradução diz, calçando as sandálias do Evangelho... Mas o que quero dizer por fim é que, em minha opinião, Deus quis dizer para Moisés que ele deveria abandonar os deuses que ele servia até então, descalçar as sandálias, e deixar Deus entrar em sua vida e usá-lo para ir até o povo, e livrá-los da opressão e da escravidão sofridas pela mão dos egípcios. Quero fazer uma alegoria também, e tentar aplicar esta passagem para a minha vida. Descalçar as sandálias perante a presença do Deus todo poderoso, abrir mão de mim mesmo, de minha vida, de minhas vontades, e calçar os meus pés no evangelho, ou seja andar na presença dele, de modo a ser irrepreensível, e cumprir em mimo seu querer. Quero poder agradar o meu Senhor, e servir de canal de benção para muitas vidas. Quero abandonar velhos hábitos, que considero ser o correto, mas que não passam de máscaras que escondem a minha verdadeira face de diante DELE, sendo que ELE é o único que mode mudar a minha vida e a minha história. Quero trilhar a sua vontade, não estar somente na presença DELE, mas tê-LO dentro de mim.
Diante da sarça, Moisés recebeu um desafio, um chamado. Ontem, diante do altar eu aceitei um desafio e ouvi o meu chamado. Quero cumpri-lo. Quero ser fiel e digno de ser chamado de filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário