segunda-feira, 18 de abril de 2011

Parábola de Jotão


Juízes 9. 8 ao 15
A parábola de Jotão nos fala de uma assembléia feita pelas árvores, que desejavam que uma delas pudesse reinar e trabalhar pelas demais. Procuraram as árvores mais especiais, que produziam os melhores frutos.
Chegando para a Oliveira,disseram para ela: "Oliveira, queremos que reine sobre nós, e trabalhe em nosso favor.", mas prontamente a Oliveira respondeu: "Não!!! Meus frutos são muito importantes, não vou deixar de produzir para reinar sobre vocês ". A Oliveira produz azeitonas com as quais se fabrica o mais precioso óleo, com o qual se ungiam os reis das nações, e ela não poderia deixar de suas funções tão somente para liderar o reino das plantas.
Então as árvores foram até a Figueira e perguntaram-na: "Figueira, precisamos de alguém que reine sobre nós e possa trabalhar em nosso favor. Poderias tu assumir o comando de nosso reino?", e a Figueira respondeu: "Não!!! Como eu poderia deixar de produzir os meus frutos, que alimentam à todos, para trabalhar para vocês? A resposta é Não!". A Figueira é uma árvore extremamente importante, pois seus frutos servem de alimento para animais dispersores de sementes na natureza. Até mesmo os frutos caídos no chão e na água, servem de alimento para os peixes e outros insetos, portanto, como poderia uma árvore tão importante como a Figueira deixar de produzir os seus frutos para trabalhar em favor das outras árvores.
Dirigiram-se então para a Videira e perguntaram mais uma vez: "Videira, queremos que reine sobre nós, e que trabalhe em nosso favor", mas a Videira respondeu que não. Como poderia a Videira, uma árvore que produz o vinho, que alegra aos homens, deixar a sua função, somente para liderar as árvores; e mais uma vez a resposta foi não.
Então as árvores foram até o Espinheiro, e lhe propuseram que reinasse sobre as demais. O Espinheiro é uma árvore que não produz nenhum bom fruto, pelo contrário, seus espinhos sufocam e matam as plantações. E ele respondeu: "Vocês querem que eu reine? Tudo bem, podem vir e se refugiar debaixo de minha sombra, mas se não vierem, eu soltarei fogo, que virá e consumirá até os cedros do Líbano".
Nesta parábola, o Espinheiro é Satanás. Depois de procurar todas as árvores que davam bons frutos, aquela assembléia buscou uma, que não produzia nada, mas destruía aquilo que já existia. E é isso o que satanás tem feito com as almas deste mundo. Quantas pessoas gritam e clamam por socorro, pedindo a minha e a sua ajuda, e muitas das vezes temos ficado de braços cruzados, pensando que estamos produzindo bons frutos para o Reino de Deus, mas na verdade estamos nos omitindo, e entregando essas almas ao poder do inimigo. Temos feito isso SIM.
Quantas vezes a mocidade tem a oportunidade de evangelizar e não tem feito isso. Quando nos omitimos, não estamos simplesmente recusando o trabalho, estamos lançando almas no inferno, permitindo que elas sejam enganadas pelo destruidor que quer escravizá-las debaixo de seus espinhos. Enquanto estamos bem confortáveis em nossas igrejas, todo domingo, adorando à Deus e mostrando nossos frutos, Almas têm padecido.
Sabe o que acontece quando você tem a oportunidade de falar do amor de Deus e não faz? Quando você pode evangelizar e não vai? Enquanto você se omite, o inimigo está trabalhando e conquistando essas almas para si. E  o que ele tem reservado para elas é o fogo. Infelizmente existem várias filosofias de vida que estão de braços abertos prontas para abrigar à sua sombra essas almas, como o Espiritismo, a Idolatria, a Prostituição, o Homosexualismo, as Drogas, o Crime.
Não fique parado meu amado. Arregace as mangas e faça algo. O Senhor requererá de suas mão o sangue dessas almas.
A paz do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário