quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bem aventurados os que choram...



terça-feira 10/05/2011

Nosso respeitável Pastor Luiz Donizette, têm realmente oferecido um banquete nos cultos de edificação cristã. Não sou o único que tem glorificado à Deus por isso.
Nessa última terça, o pastor continuou falando sobre as bem aventuranças, descritas por nosso Senhor Jesus Cristo, no capítulo 5 de MATEUS. Pra ser mais exato, ele pregou o versículo 4: "Bem aventurados os que choram, pois esses serão consolados".
Chorar faz parte de nossa vida. Quando nasce, a primeira coisa que um recém nascido faz, é chorar. A vida, por muitas das vezes também nos faz chorar. Choramos, inclusive ao enfrentarmos a morte. Como pode alguém ser feliz chorando? Esta foi a questão levantada. Existem três tipos de choro, segundo as palavras de nosso pastor.
O primeiro, é o choro que não precisa de consolo. Quando os que estavam no exílio, que durou cerca de setenta anos, retornaram à Israel, os exilados, em unissono, começaram a chorar, e soluçar, a ponto de todos em volta ouvirem o seu choro. Porém, aquele era um choro que não carecia de consolo, pois ele por si só servia de consolação para o povo. Era um choro de felicidade. Como bem definiu a irmã Jordania, a "materialização de um sentimento". No caso, o regresso ào lar.
O segundo, é o choro que Deus simplesmente ignora, e não há consolação de jeito algum. Deuteronômio 1 e 45 "Voltastes, pois, e chorastes perante o Senhor; mas o Senhor não ouviu a vossa voz, nem para vós inclinou os ouvidos."; esta referência trata bem este tipo de choro. Deus estava moldando o caráter do povo. Israel ainda vivia desejoso das coisas que haviam no Egito, como as cebolas, e os alhos. Muitas vezes vemos alguém chorando durante uma pregação e logo pensamos que a palavra tocou no coração de tal pessoa. Mas, na maioria das vezes, choramos porque temos o nosso pecado descoberto. Esse choro não agrada ao Senhor, pois é um choro que simboliza o descontentamento por Deus ter tirado algo que não o agradava, mas que sentimos falta. Alhos e cebolas. Coisas mundanas que Deus nos tira, e que muitas das vezes murmuramos dizendo, por que o Senhor me tirou aquilo que eu amava, por que o Senhor não me deixou ficar naquele emprego, por que o Senhor não me deu o que pedi... Choro de murmuração. Não há consolação para tal. Deus simplesmente não atenta para este choro. É nesse momento que vamos criando mais maturidade espiritual.
O terceiro choro, é o choro de tristeza. Aquele que move o coração do Senhor. O salmista Davi, descreve seu leito inundado de lágrimas, e seus olhos envelhecidos de tanto chorar no Salmo de número 6. Este é aquele que dura a noite inteira. Davi tinha realmente motivos para chorar. Seu próprio filho o procurava para matar, e intentava contra ele. A pior luta que podemos enfrentar é com nossa família. Quando o nosso inimigo vive debaixo de nosso teto, a dor é muito grande e inconpreensível. O Senhor Deus, nesses momentos nos oferece o consolo de seu Espírito Santo. Jesus Cristo, antes de sua ascenção aos céus promete nos enviar um outro consolador, para nos ajudar nos momentos de dificuldade. O que seria de nós se não tivesemos o Espírito de Deus em nossa vida? Como poderiamos ter paz em nossos corações? O Espírito que habita em nós é maior que o que está no mundo. portanto podemos suportar todas as coisas nEle. Ele enxuga as nossas lágrimas.
Por várias vezes Jesus chorou. A primeira vez foi na morte de Lázaro. Jesus chorou ao deparar-se com a morte de seu amigo. A morte corrompe, destrói o corpo do homem, o separa de seus entes queridos, e Jesus simplesmente chorou pela morte. Também chorou ao observar Jerusalém. Ao ver a cidade vivendo em completa miséria espiritual, e a condição dos judeus da época. Jesus moveu-se de íntima compaixão por aquelas pessoas, e pela cidade.
Enfim, desde o nascimento até na hora da morte, o choro é algo que nos acompanha desde sempre. Mas de uma coisa nós sabemos, no céu não haverá nem morte, nem clamor, nem choro e nem dor.

Por isso, Muito mais do que felizes são os que choram, pois serão consolados pelo Senhor. O Pastor levantou uma questão muito interessante também, que só pode chorar quem é pobre de espírito, e só pode ser manso quem chora e é pobre de espírito, ou seja, cada uma das bem aventuranças a seguir depende das primeiras. Muito interessante a visão deste grande homem de Deus que é o nosso pastor.
A paz do Senhor

2 comentários:

  1. Graça e Paz irmão Thiago,

    É uma pena, porque não pude acompanhar o culto neste dia, mas estou muito contente por ter encontrado em seu blog o resumo da mensagem do nosso Pastor. Parabéns pela iniciativa.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que a gloriosa Paz do Senhor te acompanhe Pb. irmão Saule.
    Fico muito feliz com o seu comentário. Esta mensagem deste dia em particular falou muito comigo e não pud deixar de compartilhá-la com o pessoal da rede.

    ResponderExcluir