quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tu és Pedro...

Nesta última semana, trabalhou dentro de mim algo que gostaria de compartilhar com vocês. Estive meditando naquela passagem muito conhecida de todos nós, da cura do paralítico do tanque de Betesda, descrita no evangelho segundo escreveu João.
Você deve estar pensando, o que esta passagem tem a ver com o título da postagem Tu és Pedro? Calma, eu já vou chegar lá.
Você pode imaginar o poder que a palavra de Jesus tem? Estive lendo a passagem de João 5, e pude constatar que Jesus pode agir em nossas vidas mesmo se não o conhecessemos.
Havia um homem que era paralítico havia 38 anos. Ele ficava à margem do tanque de Betesda, conhecido por curar aqueles que nele mergulhassem cada vez que um anjo descia e movimentava as águas, o que não ocorria frequentemente; eis o motivo pelo qual ele vivia às margens do tanque. Na esperança de que, quando o anjo viesse agitar as águas, ele tivesse tempo de mergulhar e sair dali andando. Porém, não havia ninguém que o introduzisse no tanque quando as águas eram movidas. Ele vivia à margem, mas sem ter esperança alguma. Sempre que as águas se moviam, alguém entrava em seu lugar e saia dali curado; cegos, surdos, portadores de doenças incuráveis, mas ele estava fadado a ficar ali para sempre, pois ninguém se compadecia dele. Devido ao fato dele viver às margens do tanque, nunca ouvira falar de Jesus, e nunca tivera a oportunidade de vê-lo ou saber de sua fama, que ele curava, e trazia boas novas de salvação.
Um dia um homem que ele nunca vira, chegou para ele e lhe perguntou: Queres ficar são? é obvio que aquele homem queria ficar são. Mas ele não tinha esperança pois ninguém podia lhe ajudar. E aquele homem simplesmente lhe disse: Levanta, toma a tua cama e anda. E o aleijado simplesmente andou.
Veja que aquele homem nunca ouvira falar de Jesus, mas o Mestre foi ao encontro dele, e mudou a sua vida para sempre. Este foi um milagre realmente completo, pois o Senhor não curou somente a sua incapacidade de andar, mas curou a sua mente. A mentalidade de um aleijado que ele tinha. A mente de alguém que se via sozinho no mundo, impotente, incapaz de fazer qualquer coisa. Um homem sem estrutura nenhuma, incapaz de firmar os pés no chão. Um homem incapaz de carregar o próprio peso. E o milagre completo de Jesus, prova o quanto a sua palavra tem poder, apesar daquele homem nem conhecer que Jesus era o Cristo. Mais tarde os dois se encontraram no templo, e o Senhor se revelou à ele, que passou a testemunhar que Jesus o havia curado.
Ta certo, Jesus tem poder para curar atrvés de sua palavra, e o que Pedro tem a ver com o paralítico de Betesda? Tudo. Os dois partilharam do mesmo milagre pela palavra de Jesus.
O capítulo 5 do Evangelho de Lucas, nos conta como Pedro conheceu o Mestre.
Simão era pescador. Certo dia, voltando de uma pesca mal-sucedida (visto que estivera durante toda a noite no mar e não pescara peixe algum), quando se preparava para voltar para casa e descansar, um homem que Simão não conhecia,  vinha, seguido por uma multidão de pessoas que o apertavam e queriam ouví-lo. O homem então subiu no barco de Simão e pediu que o mesmo empurrasse o barco para o mar, para que ele pudesse se livrar do assédio da multidão e finalmente ensinar a palavra. Aquele era Jesus. E Simão ficou ouvindo o discurso de Jesus junto com a multidão e se maravilhou com as palavras que saiam da boca do Mestre. Quando terminou, Jesus lhe disse: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
Simão havia pescado a noite toda, e não consiguira pegar sequer um peixe. Estava cansado, com fome, com sono, pois vinha de uma longa e exaustiva jornada de trabalho que não lhe rendera nada. E ainda por cima, quando se preparava para voltar para casa, um homem totalmente desconhecido, entre em seu barco e lhe impede de ir embora descansar. Mas Simão ficou atento à cada palavra que Jesus dizia, e lhe respondeu: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E aconteceu o que Simão não esperava. Com uma única lançada de rede ao mar, ele e seus companheiros pegaram mais peixes do que poderiam ter pescado durante aquela noite. Simão conheceu então o poder da palavra de Jesus.
Simão foi depois chamado por Jesus à ser pescador de homens. Porém, Simão tinha um problema. Assim como o paralítico de Betesda, onde ninguém podia lhe ajudar, a não ser o Mestre. Simão não tinha estrutura nenhuma. Era um homem totalmente inconsistente. Um homem que num momento dizia que morreria com Cristo, e no outro era capaz de negar que conhecia Jesus por três vezes. Um homem que quando precionado mentia, não era nem um pouco firme em seus ideais. Não tinha firmeza, não possuia uma estrutura. Um homem instável, sanguíneo, impaciente e precipitado muitas das vezes. Era assim o Simão.
Mas Jesus olhava para ele sobre uma ótica diferente. Jesus dizia-lhe: Tu és Pedro. O poder da palavra de Jesus começou a agir na vida de Simão quando Jesus passou a chamá-lo de Pedro. Nem Pedro acreditava em si mesmo, pois ele conhecia as suas deficiencias, mas Jesus apostava nele para dar continuidade ao seu ministério. O nome Pedro significa literalmente pedra. E Jesus agia no psicológico de Pedro cada vez que o chamava assim. Jesus queria dizer: Ei, você é firmado, sim. Você pode não perceber, mas tem uma estrutura forte, você vai me negar, mas no fim das contas vai entregar a sua vida por amor ao evangelho. Você é firmado. Você é forte. Você é estruturado. Você tem firmeza nos teus pés. Você será capaz de vencer, por que tu tens consistência, tu és firme como uma rocha. Tu és Pedro. E sobre esta pedra, ou seja, é com esse mesmo tipo de firmeza que os futuros crentes vão agir, é com essa mesma consistência que tu tens hoje Pedro, que os crentes no futuro vão vencer. É essa a estrutura que os Cristão terão no futuro Pedro. Certos de que obterão vitória.
Hoje, se nós podemos conhecer o evangelho de Jesus e as boas novas de salvação, é graças a homens como Pedro, que deram a sua vida para poder levar adiante as palavras do Mestre. Homens estruturados que não temeram nem mesmo a morte, pelo seu ideal. Homens consistentes naquilo que acreditavam, homens que se tornaram mártires de Cristo. O poder da palavra de Jesus nos confere um viver vitorioso. O Senhor nos dá hoje uma estrutura sólida para enfrentamos as dificuldades deste mundo. Assim como aquele homem do tanque de Betesda, um homem sem estrutura nenhuma, mas depois de ouvir Jesus lhe dizer, LEVANTA, ele levantou, e passou a firmar os pés no chão e pode caminha com Cristo, anunciando a tantos quanto conhecia, o que Jesus lhe fizera. Tornou-se ali uma testemunha de Cristo.
Queira você também ter um real encontro com Cristo e poder levar as boas novas de salvação. E se você disser que não é capaz, não se esqueça: não olhe para as suas deficiencias. Tu és Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário